Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

Leituras estivais

Nas férias de Verão dou-me conta da altura da pilha de livros que tenho para ler. Ritmo de leitura, compras compulsivas, estados de espírito condicionam o ritmo da leitura e, consequentemente, da altura da pilha. Este ano, na mala de viagem trago:

978989856686.JPG

 

Bem comer & curiosidades”, de José Quitério, da chancela Documenta. Trata-se de reunir num único tomo Livro de bem comer e Histórias e curiosidades gastronómicas, há muito esgotados, mas agora depurados, a que se juntaram alguns textos de Escritores à mesa (e outros artistas). Durante anos, e sob a sua pena, ficámos a conhecer melhor o nosso património gastronómico. Nas páginas do Expresso lembro-me de ler uma prosa elegante e por vezes rebuscada sobre a nossa cultura gastronómica, mas sempre escrita com seriedade.

 

 

 

 

Unknown

 

A history of food in 100 recipes”, de William Sitwell (Little Brown). Alicerçado numa sólida pesquisa, cada capítulo começa com uma receita, onde numa narrativa espirituosa e repleta de factos académicos, se efectua o percurso da nossa civilização através da alimentação e da culinária. As receitas incluem desde o pão egípcio, ao chocolate quente asteca, passando pela “meat fruit" de Heston Blumenthal.

 

 

 

 

 

5-400x526.jpg

 

O número de Junho da “Tapas Magazine” da Spainmedia. A minha amiga I. deu-me a conhecer esta interessantíssima revista e estou rendida. Com pouco mais de um ano, esta revista ganhou recentemente o prémio melhor publicação em papel, outorgado pela Academia Real de Gastronomía, no âmbito do Premio Nacional de Gastronomía. Disponível em língua espanhola e inglesa, apresenta-se como oferecendo “una gastronomía irreverente, curiosa, fresca y transversal”, com um trabalho fotográfico e gráfico deslumbrantes. A comida e a gastronomia constituem o eixo central desta revista de lifestyle, servindo apenas de “desculpa” para contar histórias de gente que come, bebe, cozinha, produz ou que tenha a ver com o sector ainda que remotamente (pense-se nos decoradores de restaurantes, nos fabricantes de loiças, nas viagens, etc). Alguns conteúdos estão disponíveis online:

http://tapasmagazine.es