Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

Novo museu dos coches

1.jpgAberto desde Maio deste ano, o Museu dos Coches é constituído por um pavilhão principal com uma nave suspensa e um anexo, com uma ligação aérea, que assegura a circulação entre os dois edifícios. A disposição espacial destes corpos cria uma espécie de pórtico que aponta para uma praça interna.

Confesso que me senti «deslocada» neste espaço do brasileiro Paulo Mendes da Rocha que, aliás, recentemente recebeu o Prémio CICA de Arquitetura atribuído pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitetura. Há ainda trabalhos por concluir e os 3 candeeiros (um deles com uma papeleira pendurada) distribuídos pela praça «quebram» a unidade desta zona.

 2.jpg 3.jpg

4.jpg5.jpg

Quanto ao museu em si, nem todas as peças expostas estão identificadas, não há uniformidade gráfica das placas informativas e nem todas as peças expostas têm direito a todas as traduções disponíveis no museu.

 6.jpg 9.jpg

10.jpg11.jpg

 12.jpg 14.jpg

Dito isto, o acervo já era conhecido e reconheço que, por exemplo, o coche dos oceanos, que fazia parte do conjunto de cinco coches temáticos que integraram o cortejo da Embaixada ao Papa Clemente XI enviada a Roma pelo rei D. João V em 1716, ficou ainda mais resplandecente.

15.jpg16.jpg