Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

Sugestão de prenda de Natal

image.jpg

É provável que veja a fazer parte das mesas de Natal de muitos, mas quantos conhecem verdadeiramente o criador do pudim do Abade de Priscos?! Qual o legado desta figura quase mítica da cozinha portuguesa dos fins do século XIX? A esta e outras questões procuraram responder Mário Vilhena da Cunha e Fortunato da Câmara no interessante e exaustivo livro, “A Vida e as Receitas Inéditas do Abade de Priscos", da editora temas e Debates/Círculo de Leitores.

Do livro consta a verdadeira receita do incontornável pudim, mas também o percurso biográfico de Manuel Joaquim Machado Rebelo, o Abade de Priscos como é conhecido, amplamente documentado em manuscritos e fotografias.

Assim, ficamos a par dos seus interesses e da cultura que possuía, que iam além das fronteiras da freguesia bracarense de Priscos onde exerceu o sacerdócio durante a maior parte da sua vida. Testemunho disto é o banquete que preparou para a família real em 1882, que demonstram a complexidade do grande acontecimento e o carácter meticuloso do Abade na sua preparação e execução.

Em suma, um livro feito com emoção e rigor e à altura da herança gastronómica Abade.