Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

A nómada gulosa

Um blog de crónicas viajeiras e com tendências epicuristas

Tavira: uma cidade branca à beira-rio

Anos a fio sem ir a Tavira. O regresso é na realidade uma descoberta, pois as memórias são já mera névoa. É uma cidade branca, com edifícios dotados dos seus típicos telhados de tesoura, à beira do rio Gilão, que acolhe os respectivos visitantes. Bem preservada, harmoniosa e acolhedora, espraia-se até ao mar, o qual não tinha fronteiras para os portugueses que fizeram a história da epopeia marítima.

1.jpg

2.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.jpg

4.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.jpg

6.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objecto de presença de fenícios, romanos e mouros, só no século XIII é conquistada pela Ordem de Santiago, sendo a expansão marítima dos séculos XV e XVI que lhe confere um status de relevância, de que são testemunha as várias edificações militares, civis e religiosas.

7.jpg

8.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma urbe assim merece um hotel como o Hotel Ozadi que, alvo de recuperação em 2014, introduziu um novo conceito e um restaurante contemporâneo, mas manteve o edifício dos anos 70.

 

A.jpg

B.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A simbiose entre novo e velho é equilibrada, elegante e charmosa, tendo a reabilitação merecido galardão. É a estrutura do restaurante que sobressai, parecendo uma proa ampla e envidraçada que flutua em frente à piscina. Em suma, um hotel com a cidade a seus pés.

 

D.jpg

E.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.ozaditavirahotel.com/hotel-algarve-tavira